Trabalho Remoto – dicas para home office bem sucedido

trabalho remoto

Trabalho remoto ou home office – você sabe o que é?

É quando um ou mais colaboradores continuam desempenhando seu trabalho de casa, ou seja, fora do espaço físico da empresa.

Algo que já tem crescido no Brasil antes mesmo do isolamento social por conta do coronavírus é o home office.

Um levantamento em 2015 já apontava que mais de 12 milhões de brasileiros já estavam trabalhando dessa maneira.

E, agora, muitas pessoas estão passando por esse processo e existem ainda inúmeras dúvidas, ideias e até mesmo pré-conceitos formados que pouco a pouco vão caindo por terra.

Como por exemplo, achar que o sistema não funciona, ou, que não será produtivo.

Mas a verdade é que isso não passa de um mero mito, pois um funcionário pode ser improdutivo até mesmo na mesa do escritório.

Responsabilidade e metas são prioridade em um colaborador independente em qual espaço físico ele está ocupando.

Para te ajudar nessa nova fase ao qual praticamente todas as empresas estão enfrentando atualmente, trouxemos algumas dicas interessantes para facilitar esse trabalho remoto:

  1. Tenha um expediente definido

    Procure manter o horário de atendimento dentro do padrão até mesmo pra rotina do colaborador e até mesmo para facilitar o lado do cliente, pois assim a comunicação flui dentro do momento certo, e, adequadamente.

  2. Trabalhar sem o desespero de provar a todo momento que está trabalhando

    O colaborador que entrou em home office por muitas vezes se sente bem inseguro sobre o que seus gestores acham que ele faz ou não durante o expediente.

E muitas vezes eles se preocupam em responder a todas notificações que recebem e ficam ansiosos ao invés de trabalhar de maneira focada pois a preocupação fica acima do comum.

Por isso mantenha uma comunicação saudável com ele, converse com o mesmo sempre que possível como já fazia no trabalho dentro de um escritório, por exemplo.

  1. Estabeleça regras de comunicação em equipe

    Que a equipe consiga assimilar qual o melhor momento para envio de e-mails, quando é necessária uma call em vídeo ou quando o telefone é a melhor opção.

    Ou se os chats e o contato por WhatsApp se encaixam de uma maneira mais eficaz em determinado momento por serem mais pontuais e ágeis.

  2. Menos interrupções, mais trabalho feito

    Quando você trabalha remotamente há muito menos interrupções durante o dia.

    Pois não é chamado constantemente por uma série de pessoas do time, e, como os acionamentos acontecem através de notificações, é possível alinhar quais as prioridades que precisarão ser atendidas e o que pode ser trabalhado depois da prioridade levantada em equipe.

  3. Utilize ferramentas que facilitem os andamentos e comunicação de projetos

    Atualmente existem inúmeras, compartilhamos aqui a que gostamos e utilizamos para facilitar o contato:

WhatsApp: Nem precisamos dizer que por ser uma ferramenta popular, a comunicação flui facilmente, principalmente dentro de grupos específicos da empresa.

Zoom Meetings: Para fazer reuniões online, essa ferramenta é interessante e você pode utilizar até mesmo a versão gratuita que concede 40 minutos de reunião em vídeo/áudio.

Trello: Para organizar os andamentos de projetos, a ferramenta é excelente e ajuda muito quando se trabalha dentro de departamentos pois cada um sabe qual sua responsabilidade e prazos para entrega de determinados trabalhos.

Sobre reuniões: Cuidado sempre!

Essa dica vai além de quarentena, o hábito de reuniões que muitas vezes não tem nenhum foco ou pauta definidos são improdutivas e não trazem nenhum resultado.

Por esse motivo atente-se sempre a antecipadamente encaminhar aos envolvidos:

– O assunto ao qual será abordado

– Quanto tempo de duração da reunião

– O que cada colaborador envolvido precisa preparar para essa call, no caso atual.

Com menos reuniões todo o seu time tem mais produtividade, trabalhando de forma colaborativa onde todas as decisões são tomadas em conjunto com contribuição de todos.

O trabalho ganha força, novas ideias surgem.

Sobre trabalho remoto: é super válido, atente-se a não trabalhar além do horário que é estabelecido e cuidado, muito sem fazer pausas faz mal.

A saúde é importante. Seja produtivo e consciente!

Essas foram as dicas que demos para que seu trabalho remoto, ou seja, home office seja produtivo e de qualidade.

Juntos, porém cada um em seu ambiente, podemos vencer o coronavírus e trabalhando para que nossas empresas continuem em frente!

Tags

top