Como escolher o plano de saúde ideal?

mulher pesquisando informações de plano de saúde

O que você precisa saber para escolher o melhor plano de saúde para você, sua família ou empresa.

No Brasil, é extremamente difícil ser totalmente dependente do Sistema Único de Saúde – SUS.

Além de condições precárias, listas de espera para atendimento ou até mesmo falta de especialistas e medicamentos, inegavelmente, ter um plano de saúde é necessidade básica e não um artigo de luxo.

Mas na hora de optar um plano de saúde, muitas dúvidas permeiam nossa cabeça não é mesmo?

No artigo de hoje, explicaremos um pouco sobre tipos de plano de saúde, abrangência, acomodação entre outros itens para clarificar suas possíveis dúvidas. Vamos lá?

Tipos de Contratação de Planos de Saúde

Atualmente existem 3 tipos de plano de saúde para cada tipo de necessidade. Eles são:

  • Plano de Saúde Individual ou Familiar – primeiramente é um plano que você busca para você ou sua família para a compra direta.
    Ou seja, sem intermédio de terceiros.
  • Plano de Saúde Coletivo por Adesão – É o plano que você contrata por meio de sua associação profissional, sindicato que tem parceria fechada com a operadora de saúde.Como resultado, apenas é possível aderir a esse tipo de plano se você possuir vínculo a uma associação, sindicato ou órgão equivalente.
  • Plano de Saúde Coletivo Empresarial – Um plano de saúde que é contratado pela empresa para os colaboradores, por conseguinte pode se estender aos dependentes.

Área de Abrangência

Depois de definido qual tipo te interessa mais, é importante verificar qual a área de abrangência do plano de saúde que deseja contratar.

Existem 4 tipos de abrangência geográfica quando falamos em plano de saúde. Eles são:

  • Nacional – você pode ser atendido por completo (desde atendimentos eletivos como consultas até urgência/emergência) em todo o território nacional.
  • Grupo de Estados – Quando a cobertura de atendimento contempla um grupo de estados para poder ter atendimento completo.
  • Estadual – onde você possui atendimento completo em um único estado.
  • Grupo de Municípios – Quando a cobertura de atendimento contempla alguns municípios de um ou mais estados.
  • Municipal – plano com atendimento completo em um único município.

Tipos de acomodação

Os planos de saúde possuem geralmente 2 tipos de acomodação. A Acomodação Coletiva e a Acomodação Individual.

A acomodação coletiva é a que geralmente chamamos de enfermaria, e, a acomodação individual é a que chamamos de apartamento.

Segmentação Assistencial

Semelhantemente, é sempre importante verificar qual a segmentação assistencial você está contratando porque dependendo de cobertura, dá para ter uma noção do que você possuirá.

Confira um pouco mais sobre os atendimentos:

  • Ambulatorial – é aquele voltado apenas para consultas, exames e terapias.
  • Hospitalar sem obstetrícia – é atendimento só para internação, porém não possui a cobertura para parto.
  • Hospitalar com obstetrícia – possui atendimento só para internação e também para cobertura de parto.
  • Ambulatorial + hospital sem obstetrícia – é aquele ao qual existe cobertura para consultas, exames, terapias e internação exceto parto.
  • Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia – o plano ao qual tem cobertura para exames, terapias, internação e parto.
  • Exclusivamente Odontológico – É um plano que possui apensa atendimento para consultas e exames odontológicos, se desejar saber mais desse item, clique aqui.
  • Referência – aquele em que possui atendimento para consultas, exames, terapias, internação, parto e cobertura completa após 24 horas da adesão quando decorrente de urgência e emergência ao plano em acomodação coletiva, ou seja, enfermaria.

A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar estipula a cobertura mínima e obrigatória que todos os planos de saúde têm a obrigatoriedade de oferecer, isso, através do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Porém, apesar de haver essa lista, as operadoras podem oferecer coberturas adicionais que precisam ser especificados em contrato, como por exemplo: resgate domiciliar e atendimento pré-hospitalar por telefone.

Carências

É sempre importante se atentar no contrato quais são os prazos de carência ou de cobertura parcial temporária para que utilize corretamente seu plano de saúde sem complicações.

Prestadores de Serviço

Certamente um ponto bem importante a verificar também é: qual a rede do plano de saúde que pretende contratar.

Verificar onde você pode ser atendido como por exemplo, hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios valem muito a pena a serem considerados no momento da contratação.

De acordo com a ANS, é de obrigatoriedade da operadora divulgar e atualizar sempre que possível suas redes de prestadores.

Segue um infográfico que ilustra os diferentes tipos de planos de saúde, extraído da Cartilha do plano de saúde promovido pela ANS:

Aqui na JRB&B Gestão de Benefícios possuímos opções de plano de saúde com a maior rede credenciada e atendimento ideal para você, sua família ou empresa.

Um de nossos principais objetivos é oferecer o que tem de melhor em plano de saúde no mercado, e por este motivo, somos plataforma exclusiva de vendas Unimed Santos.

Para quem busca opções nacionais, também temos trabalhamos com todo o Sistema Unimed como Seguros Unimed e CNU.

Se desejar saber mais e orçar um plano ideal à sua necessidade, clique aqui para solicitar contato que um consultor especializado entrará em contato com você!

Até a próxima!

Tags

top